segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, criada em fevereiro de 2011, pretende valorizar o património histórico, material e imaterial, presente no território da Linha Defensiva do Mondego.
É neste âmbito que a Rede, em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, lançou publicamente no dia 7 de outubro, no Castelo de Montemor-o-Velho, o concurso “Biscoito da Rede”.
O concurso visa a criação de um bolo seco que venha a ser uma referência gastronómica e de marca da Rede, porquanto represente o valor identitário comum que nos une.
A iniciativa destina-se a pessoas individuais, escolas profissionais, pastelarias, padarias ou a entidades associadas ao sector profissional da Hotelaria dos oito municípios que integram a Rede (Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure).
Os doces a apresentar a concurso terão de incluir na sua confeção, e com carácter de obrigatoriedade, pelo menos quatro dos seguintes ingredientes: noz, mel DOP da Serra da Lousã, Licor Beirão, queijo Rabaçal, azeite de Sicó, arroz de Montemor-o-Velho e o sal tradicional da Figueira da Foz.
A inscrição no concurso é gratuita e possível até dia 8 de novembro.
A divulgação pública dos resultados e a entrega de prémios terá lugar no dia 25 de novembro de 2013, sendo que o primeiro classificado receberá a produção preferencial do biscoito e um cabaz de produtos da Rede (20 kgs de Sal tradicional do Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz, 12 kgs de Mel da Serra da Lousã (DOP), 12 garrafas de Azeite de Sicó, 10 litros de Licor Beirão, 15 kgs de Arroz da Fábrica Gatões e 6 Queijos Rabaçal DOP).
São parceiros desta iniciativa, a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, a Olivisicó, a Cooperativa Lousamel, o Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz, o produtor de ARROZ DA EREIRA Vitor Martinho e a empresa J. Carranca Redondo Lda. Licor Beirão.
Participem!