quinta-feira, 26 de setembro de 2013


Seminário Cidadania Empreendedora
O Projeto Cidadania Empreendedora consiste numa ampla discussão nacional sobre o processo democrático e promoção do empreendedorismo junto dos jovens, através da realização de uma caravana nacional intitulada "Cidadania Empreendedora".
Pretende dotar jovens e decisores políticos de uma perceção sobre a democracia, as organizações democráticas nacionais e europeias e a forma de como os jovens se podem envolver, de forma empreendedora, enquanto cidadãos na construção democrática.
Este seminário de discussão tem passagem pelo Município de Miranda do Corvo no próximo dia 02 de outubro, das 15h00 às 17h00 e realizar-se-á na Biblioteca Municipal Miguel Torga.
Divide-se em duas partes, para públicos distintos: a primeira parte terá como público-alvo os representantes das associações juvenis do Município, através do Conselho Municipal de Juventude, decisores políticos e Diretor do Agrupamento de Escola. A segunda parte terá como destinatários estudantes do Ensino Secundário, em particular delegados e/ou subdelegados de turma.
Com o Projeto "Cidadania Empreendedora", da Fundação Bracara Augusta e em parceria com a Câmara Municipal de Braga, Financiado pelo Programa Juventude em Ação, pretende-se assinalar o Ano Europeu dos Cidadãos.
Este Projeto tem objetivos gerais de participação no sentido de uma ampla e nacional discussão sobre cidadania, empreendedorismo, criatividade, incidindo sobre os resultados de Braga 2012: Capital Europeia da Juventude.

Programa:
02 de outubro, Biblioteca Municipal Miguel Torga
14h30 – Chegada à Biblioteca Municipal Miguel Torga; Preparação do Espaço
15h00 – Reunião com Decisores Políticos (1.ªparte)
16h00 – Dinâmica de Educação Não Formal – Estudantes (ou jovens das associações juvenis) (2.ªparte)
17h00 – Fim do Seminário

1.ª Parte
- Dirigentes das Associações Juvenis
- Presidente e/ou Vice-Presidente da Câmara Municipal
- Vereador da Juventude e/ou da Educação
- Diretores das Escolas Secundárias (públicas e/ou privadas)
- Diretores dos Agrupamentos de Escolas
- Outros interessados nas áreas do Empreendedorismo, criatividade, e trabalho com jovens.
Reunião com os decisores e representantes do Município já identificados acima. Esta reunião, que terá a duração de 1hora, deverá acontecer (preferencialmente) no mesmo espaço que a dinâmica a ser realizada na segunda parte. Serão apresentados os resultados de Braga 2012: Capital Europeia da Juventude, nomeadamente as três estruturas que nasceram na cidade e que servirão não só os jovens de Braga, mas de todo o país e da Europa:
·      Edifício GNRation (http://www.gnration.pt/);
Pretende-se que os jovens de todo o país conheçam estas estruturas, e que realizem atividades nelas mesmas tendo o apoio da Fundação Bracara Augusta para a sua implementação.
Pretende-se também, nesta reunião, a partilha de boas práticas de cidadania e empreendedorismo que são implementadas na cidade de Braga, e, desta forma, estabelecer possíveis parcerias com o Município.

2.ª Parte
- Delegados e/ou Subdelegados das Turmas do Ensino Secundário
- Caso não haja esta possibilidade deverão ser jovens entre os 15 e os 30 anos integrados em associações juvenis ou outros grupos culturais, sociais e/ou educativos do Município.
Dinâmica de Educação Não Formal com jovens entre os 15 e os 30 anos. Pretende-se abordar e discutir as temáticas referenciadas acima com os jovens do Município, através de técnicas de educação não formal, em particular através do jogo. Pretende-se a dinamização com os jovens de um jogo de tabuleiro com perguntas sobre as diferentes áreas e estruturas, sendo que o jovem vencedor do jogo ganhará como “prémio” uma viagem a Braga, no mês de dezembro, para participar no seminário final do projeto Cidadania Empreendedora.

A equipa é composta por três pessoas:
a)     Facilitadora Fundação Bracara Augusta – Departamento Educativo
b)    Facilitadora Betweien – Academia do Empreendedor
c)     Jovem Voluntária

Inscrições através de gaice@cm-mirandadocorvo.pt ou 239 530 320