terça-feira, 12 de junho de 2012

Miranda do Corvo recebeu Final Intermunicipal do Concurso de Ideias de Negócio da CIMPIN










Decorreu no passado dia 2 de junho, no salão de Festas da Fundação ADFP, em Miranda do Corvo, a final do Concurso de Ideias de Negócios da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN), no âmbito da sensibilização das escolas para o empreendedorismo.
Este concurso, amplamente participado, contou com a presença de mais de duas centenas e meia de espetadores, que tiveram oportunidade de observar as 14 ideias a concurso que representaram cada um dos municípios que compõem CIMPIN.
A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Eng.º Paulo Júlio, que entregou o 1º prémio, ao grupo de estudantes vencedores, Rita Carvalho, Kátia Monteiro e Mariana Santos, da Escola Profissional EPTOLIVA de Oliveira do Hospital, com a ideia “QueSe – Uma embalagem em madeira para acondicionamento de queijo.
O 2º prémio, foi entregue pelo Presidente do Conselho Executivo da CIMPIN, Dr. João Marques, aos alunos Homero Fernandes e Diogo Ferreira do CEARTE (Pólo de Semide) de Miranda do Corvo, criadores da ideia “Candeeiros Rodney” – Um projeto que visa a criação de uma empresa de decoração. Trata-se de candeeiros feitos através da reciclagem de “lixo” e de diferentes resíduos, o que torna cada peça única e exclusiva.
O 3º e último prémio foi entregue pela Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Dr.ª Fátima Ramos, às alunas da Escola Secundaria de Tábua, Catarina Sousa, Rita Borges e Susana Pereira, com a ideia da criação de uma fábrica de cebola desidratada, “Desidracebola”.
Esta iniciativa, promovida pela CIMPIN, em colaboração com os municípios, iniciou-se com a formação de professores na temática do empreendedorismo, que posteriormente aplicaram esses conhecimentos nas turmas aderentes ao projeto.
O principal objetivo que se pretende atingir com este projeto é o de promover o espírito de iniciativa e empreendedor nos jovens em idade escolar, procurando estimular o reconhecimento pelo risco e pela iniciativa, envolvendo alunos, professores e comunidade local e onde a criatividade e a inovação são valorizadas e reconhecidas.